sábado, maio 28, 2005

Será que nasceste na década de 60, 70 ou 80? E ainda estás vivo???

1 - Os carros, há 20 anos, não tinham cinto de segurança, nem apoio de cabeça nem airbags.
2 - No banco de trás era a festa, era"divertido" e não era "perigoso"
3 - As barras das camas e os brinquedos eram multicolores ou pelomenos envernizadas e com tintas contendo chumbo e muitos outros produtos tóxicos.
4 - Não havia protecção infantil nas tomadas eléctricas, nas porta sdas viaturas, nos medicamentos e nos produtos químicos de limpeza.
5 - Podia-se andar de bicicleta sem capacete.
6 - Bebia-se água da mangueira de rega, num chafariz ou não importa em que sítio, sem que fosse a mais pura água mineral saída de uma garrafa bacteriologicamente aprovada.
7 - Fazíamos carros com caixas de sabão e aqueles que tinham a sorte de ter uma rua asfaltada inclinada junto de casa podiam tentar bater recordes de velocidade e aperceberem-se, tarde demais, que os travões tinham sido esquecidos... Após alguns acidentes, o problema era normalmente resolvido!
8 - Tínhamos o direito a brincar na rua com uma única condição: estar de volta antes de anoitecer.E não havia GSM nem ninguém sabia onde estávamos nem o que fazíamos entretanto. Incrível!
9 - A escola fechava ao meio-dia para almoço e podíamos ir comer a casa.
10 - Arranjávamos feridas, fracturas e às vezes até partíamos osdentes, mas ninguém era levado a tribunal por isso. Mesmo quando havia grande bagunça, ninguém era culpado excepto nós próprios.
11 - Podíamos engolir toneladas de doces, torradas com toneladas demanteiga e beber bebidas com açúcar de verdade, mas ninguém tinhaexcesso de peso.
12 - Podíamos partilhar uma limonada da mesma garrafa sem receio de contágio.
13 - Não tínhamos Playstation, Nintendo 64, X-Box, jogos video, 99programas de TV por cabo ou satélite, nem vídeo, nem Dolby surround,nem telemóveis, nem computador, nem chat na Internet, mas tínhamos....Amigos!
14 - Podíamos sair, a pé ou de bicicleta para ir a casa de um colega,mesmo que ele morasse a vários km, bater à porta ou simplesmenteentrar em casa dele e sair para brincarmos juntos.
15 - Na rua. Sim, na rua. No mundo cruel! Sem vigilância! Como é queisso era possível? Jogávamos futebol só com uma baliza e se um de nósnão era seleccionado uma vez, não havia traumas psicológicos, nem erao fim do mundo!
16 - Por vezes um aluno um pouco mais fraco que os outros tinha querepetir. Ninguém era enviado ao psicólogo ou ao pedopsiquiatra.
17 - Ninguém era disléxico, hiperactivo nem tinha " problemas deconcentração". O ano era repetido e pronto. Cada um tinha as mesmasoportunidades que os outros.
18 - Nós tínhamos liberdades, erros, sucessos, deveres e tarefas... e aprendíamos a viver e a conviver com tudo isso..
A pergunta é: mas então como conseguimos nós sobreviver? Como pudemos desenvolver a nossa personalidade?.
Será que tu também és desta geração?

Sem comentários: