terça-feira, dezembro 12, 2006

Borat


Sobre o filme Borat coloca-se a questão: o facto de, por todo o mundo, a crítica de cinema elogiar entusiasticamente esta espécie de revolução cómica (estou a falar,é claro,em traços gerais,é evidente que haverá entre os críticos de todo o mundo quem odeie o Sacha Baron Cohen e tudo o que ele faz e representa)e de,em Portugal,raros serem os críticos realmente entusiasmados com o filme,significará exactamente o quê? Que os nossos críticos é que viram a luz? Ou,simplesmente,que Portugal é um caso perdido de incapacidade dos críticos de saberem distinguir entre uma boa e uma má comédia?
Acredito mesmo que se vai falar deste filme daqui a muitos anos e que é uma genuína revolução na linha dos Irmãos Marx,do Dr. Strangelove do Kubrick ou A Vida de Brian dos Monty Python.Mas a verdade é que me ri como há muito não me ria e fiquei maravilhado perante as barreiras que se quebram na comédia cinematográfica e que me fazem pensar num a.B e d.B (antes de Borat e depois de Borat). Lamento se vos desiludir, mas para mim é um dos melhores filmes do ano e lá estará no meu top 10…

Sem comentários: