terça-feira, abril 01, 2008

Dan In Real Life

Para mim, Dan in Real Life é um dos filmes mais aguardados do ano. Sou grande fã do argumentista e realizador Peter Hedges, cujos About a Boy e Pieces of April são delicados, divertidos e muitíssimo bem escritos pedaços de vida (na verdade, About a Boy começava já por ser muitíssimo bem escrito enquanto livro do Nick Hornby, mas o argumento de Hedges está uma rica adaptação). Uma das razões porque aguardo Dan in Real Life com tanta expectativa é também porque Steve Carell é o actor principal. E se há género que Carell faz bem é este tipo de comédia dramática de espírito indie (não é por acaso que há quem diga que Dan in Real Life é o Little Miss Sunshine deste ano).

Não fazia ideia é que, tal como Badly Drawn Boy fez em About a Boy e os Magnetic Fields em Pieces of April, Lerche tinha sido o cantautor escolhido para compôr um score de canções e pequenos instrumentais capazes de dar ao ambiente sonoro do filme uma identidade própria, muito consistente. Gosto quando isso acontece, mais do que quando se constrói uma banda sonora com base em cantigas previamente gravadas e que entram mais ou menos aleatoriamente na fita, a encher chouriços e a fazer a história andar, preguiçosamente, para a frente. Ainda não vi Dan in Real Life, mas pelo disco da banda sonora, parece-me que a função de Lerche é, de facto, a mesma de Damon Gough e de Stephin Merritt nos anteriores filmes escritos por Peter Hedges: fazer da banda sonora uma personagem.

Sondre Lerche é um grande escritor de canções, algures entre Elvis Costello, a-Ha e Burt Bacharach, e as músicas que assina para Dan in Real Life são uma delícia, como se pode ver por To Be Surprised, o tema principal do filme, que ele foi há tempos cantar ao programa do David Letterman.

Sem comentários: