quarta-feira, março 19, 2008

Jumper


À partida,as minhas expectativas para o filme Jumper eram tão arrasadoramente baixas que,talvez por isso,eu tenha achado o diacho da coisa até divertida,de uma maneira tão série B que,por vezes,chega a resvalar para outras séries de letras mais abaixo no alfabeto.O filme é dirigido por Doug Liman,um realizador que,depois de fazer duas brilhantes comédias indie nos anos 90, Swingers e Go (por tudo quanto é mais sagrado,não percam estes dois filmes!),decidiu deixar-se engolir por Hollywood e tornar-se tarefeiro anónimo de blockbusters,sendo o seu melhor dessa fase o primeiro filme da série Bourne,The Bourne Identity.

Jumper tinha tudo para não funcionar: uma premissa de vale-tudo,o pouco carismático Hayden Christensen no papel principal e Samuel L. Jackson com um look que faz lembrar Abel Xavier.Vá-se lá saber como,Doug Liman consegue pôr a maquineta a andar bem,a passo rápido e seguro (ele é,de facto,um bom realizador) e proporcionar uma rica hora e meia de diversão.Não no sentido Spielberguiano da palavra "diversão",mas mais no sentido Feira Popular.O que,de vez em quando,até nem sabe mal.

A mim parece-me que o que seduz em Jumper é aquele ovo de Colombo da idéia-base: toda a gente gostava de se teletransportar em segundos para qualquer lado. Acordar no Porto e dar uma saltada a Nova Iorque antes de ir para Viseu era uma coisa que me agradaria deveras. Portanto,Liman e o argumentista David S.Goyer,um dos criadores da saga Blade, limitam-se a pôr o espectador a salivar com esse bombom e depois não se esforçam mais,deixando a tarefa para os técnicos dos efeitos especiais (alguns dos efeitos mais catitas do ano,diga-se,com especial destaque para o autocarro londrino que vai parar ao deserto).

É parvo? É,sim senhor.E chega a ser abusiva a maneira quase televisiva,no sentido mais anos 80 / Glen A. Larson da palavra,como a história se desenrola.É imaginativo?Nem por isso,embora espicace a imaginação do espectador,que começa a pensar no jeito que lhe dava saltitar daquela maneira.É divertido?Lá isso é.E até pode dar azo a uma sequela engraçada.Mas alguém devia tentar apanhar o Hayden Christensen antes dele saltar para outras paragens e dar-lhe uma estalada,a ver se ele acorda.

Sem comentários: