terça-feira, março 15, 2005

Blogs "roubam" audiência ao jornalismo

Os blogs estão a ganhar espaço na preferência da população como ferramenta informativa, "roubando" território dos meios tradicionais de jornalismo.

Isso é o que aponta um estudo conduzido pelo Projecto de Excelência em Jornalismo, instituto de pesquisa filiado à Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, o jornalismo tradicional está competindo agora com outros modelos - como os blogs - que são "mais rápidos, mais baratos e alternativas menos precisas".

A pesquisa mostra que a filosofia blogger é "publicar primeiro e assumir que o processo de verificação ocorrerá em resposta ao argumento que se seguir".

No entanto, o relatório sugere que organizações noticiosas agora estão tentadas a mudar os padrões de organização das notícias para competir com os novos modelos."Os americanos estão a deixar de ser consumidores de notícias para actuar como parceiros pró-activos na criação de suas notícias próprias e personalizadas a cada dia. O jornalismo tradicional é apenas parte dessa mistura", afirma Tom Rosenstiel, director do projecto.

O especialista destaca também que as notícias estão a deixar de ser organizadas para actuar como uma conversa livre. O processo é mais aberto, mas, paradoxalmente, mais sujeito à manipulação por aqueles que querem moldar a opinião pública."Os casos de o governo contratar comentaristas são apenas parte desse fenômeno", afirma.

A revelação do estudo chega ao mesmo tempo em que vários debates vêm à tona a respeito de blogueiros que actuam como jornalistas e se devem ser protegidos como jornalistas.

Sem comentários: